PERFIL E LOCALIZAÇÃO DAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NAS REGIÕES FUNCIONAIS (RFS) DE PLANEJAMENTO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i3.6592Palavras-chave:
Desenvolvimento regional;, Desenvolvimento rural, Regiões Funcionais, Agricultura familiar, Agroindústrias familiaresResumo
Para compreender melhor como o setor agroindustrial familiar pode contribuir para o desenvolvimento regional e os territórios rurais é necessário conhecer as diferentes formas de integração e as dinâmicas das agroindústrias familiares rurais. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar o perfil e a localização dessas agroindústrias no Rio Grande do Sul. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritivo-analítica, utilizando dados secundários do Censo Agropecuário 2017. A abordagem teórica utilizada se baseia em autores reconhecidos nacionalmente que tratam da temática da agroindustrialização familiar. Os principais resultados encontrados evidenciam a necessidade de mecanismos que potencializem a competitividade na produção local entre as Regiões Funcionais FR7 E FR9, onde se verificam níveis de comercialização inferiores a 20% da produção e uma falta de conexão entre regiões produtoras e consumidoras, implicando em baixa agregação de valor, produtividade e rentabilidade dessas agroindústrias. Somado a isto, é essencial para o desenvolvimento desses territórios (FRs) que exista uma articulação das políticas de desenvolvimento regional com as políticas setoriais direcionadas ao desenvolvimento das agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.