UPCYCLING COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO EM CLUSTERS DO SEGMENTO TÊXTIL E CONFECÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i1.6529Palavras-chave:
Sustentabilidade, Upcycling, ClusterResumo
A industrialização trouxe o consumismo como parte integrante da economia, e a preocupação com o desenvolvimento sustentável vêm sendo debate dentro das organizações, que buscam meios de contribuir para o futuro do planeta, visando formas de minimizar os impactos ambientais e sociais. Nos clusters do segmento têxtil e confecções, uma das formas de minimizar o impacto ambiental é a adoção da Economia Circular e, dentre suas práticas, destaca-se o upcycling. Partindo desse pressuposto, este estudo busca analisar a opinião do consumidor final quanto à aderência da prática de upcycling como estratégia de negócio sustentável voltado aos clusters do segmento têxtil e confecções, contribuindo com subsídios para a elaboração de estratégias e ações para adoção de tal prática em empresas que atuam em rede. Trata-se de um estudo quantitativo, com levantamento via questionário online e análises estatísticas multivariadas. Dentre os principais resultados, destaca-se que a frequência para a prática de upcycling do consumidor está correlacionada com sua intenção, as condições que o impedem de aderir e a opinião das pessoas consideradas importantes. Infere-se que há muitas condições impedidoras para adoção individual da prática, portanto, há uma oportunidade de crescimento para empresas, principalmente pequenos negócios do segmento têxtil e confecções que atuam em clusters, em que envolvem não apenas o valor econômico e social, mas também oportunidades de inclusão de valor ambiental, tendo em vista o crescimento do mercado com foco em sustentabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.