A "INTERIORIZAÇÃO" DA PESQUISA E DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: O CASO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional. Programas de Pós-graduação. InteriorizaçãoResumo
O acesso à Universidade no Brasil, historicamente concentrado nas áreas metropolitanas da faixa litorânea do país, avança gradualmente para o interior do território, processo em que os Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional vêm desempenhando importante papel. É um processo que vem sendo qualificado como "interiorização" do ensino superior no país. A partir de 2000 esse processo se intensifica, passando de cinco Programas na Área do Planejamento Urbano e Regional em 2000, para 32, em 2012. Nesta pesquisa procurou-se compreender o perfil e a localização das 24 Universidades que oferecem Programas na área, o referencial teórico que dá suporte às propostas, sua inserção regional e sua contribuição para o aprofundamento do conhecimento na área.Downloads
Publicado
31.12.2019
Como Citar
Etges, V. E., Kist, R. B. B., Brandt, G. B., & Dornelles, M. (2019). A "INTERIORIZAÇÃO" DA PESQUISA E DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: O CASO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 15(7). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/5256
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.