COMUNICAÇÃO PÚBLICA NAS MÍDIAS SOCIAIS - A (IN)ADEQUAÇÃO DO USO DO FACEBOOK PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave:
Comunicação Pública. Redes Sociais. Engajamento dos cidadãos.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as maneiras como as administrações públicas têm utilizado as redes sociais, especialmente, o Facebook, como canal de comunicação e quais resultados têm obtido em termos de interação e engajamento com seus públicos-alvo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental que reuniu e analisou postagens de páginas do Facebook, das cinco Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico mais relevantes em cada uma das regiões geográficas brasileiras. Considerando-se a impossibilidade de lidar com todos os temas referentes aos campos de atuação dos sujeitos pesquisados, foram delimitadas apenas as mensagens postadas com aspectos ligados ao desenvolvimento sustentável. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se a baixa utilização das redes sociais como plataforma de comunicação e o baixo engajamento obtido pelas Secretarias analisadas em suas páginas. Foi possível identificar uma influência do tipo de conteúdo abordado nas mensagens para a obtenção de engajamento dos cidadãos, fato esse que precisa ser aprofundado em novos estudos.Downloads
Publicado
30.07.2019
Como Citar
Novi, L. T., Minciotti, S. A., & Goulart, E. E. (2019). COMUNICAÇÃO PÚBLICA NAS MÍDIAS SOCIAIS - A (IN)ADEQUAÇÃO DO USO DO FACEBOOK PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 15(4, jul). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/4854
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.