OBSTÁCULOS À INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE BAURU/SP SOB A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL
Palavras-chave:
Inovação. Cultura de Inovação. Micro e pequenas empresas. ComunicaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo central identificar as barreiras impeditivas à cultura de inovação em micro e pequenas empresas (MPEs) e relacioná-las a uma perspectiva comunicacional. Parte-se do entendimento de que a comunicação pode ser considerada uma forte competência indutora à cultura de inovação em MPEs e à superação de fatores impeditivos à inovação. Para chegar ao objetivo proposto utilizou-se de pesquisa qualitativa, tendo como coleta de dados a aplicação de entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo para interpretação dos resultados. Como principal conclusão destaca-se que a preponderância do modelo mental do empresário e dos agentes organizacionais da MPE influencia enormemente a forma como a inovação será encarada, o que possibilita ou não, a criação de ambientes inovativos. Após a interpretação dos resultados pode-se afirmar que existe uma ligação entre a efetividade da inovação e a perspectiva de transformação cultural e comunicacional essenciais para a modificação do modelo mental – seja do dono da empresa ou dos agentes organizacionais.Downloads
Publicado
30.07.2019
Como Citar
Porém, M. E., & Kunsch, M. M. K. (2019). OBSTÁCULOS À INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE BAURU/SP SOB A PERSPECTIVA COMUNICACIONAL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 15(4, jul). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/4847
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.