MÍDIA E CENTRALIDADE URBANA: UM ESTUDO COMPARADO DA SÉRIE REGIÕES DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES DO IBGE
Palavras-chave:
Território brasileiro. Mídia. Hierarquia urbanaResumo
Este é um estudo comparado da série histórica Regiões de Influência das Cidades, do IBGE, com foco nos serviços de comunicação e informação. Consideramos os estudos publicados em 1967, 1972, 1987, 2000 e 2008 e verificamos a progressiva relevância dos serviços de mídia na definição da hierarquia dos centros urbanos brasileiros. Essa crescente especialização dos lugares acompanha a história da urbanização do país e do desenvolvimento de ambientes técnico-científico-informacionais. Espera-se que a análise atenta desta realidade forneça subsídios para se pensar políticas públicas de comunicação voltadas para os centros urbanos desprovidos de equipamentos de mídia ou que necessitem do fortalecimento de suas mídias comunitárias.Downloads
Publicado
30.07.2019
Como Citar
Deolindo, J. da S. (2019). MÍDIA E CENTRALIDADE URBANA: UM ESTUDO COMPARADO DA SÉRIE REGIÕES DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES DO IBGE. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 15(4, jul). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/4841
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.