INDICAÇÃO GEOGRÁFICA COMO ESTRATÉGIA DE AGREGAÇÃO DE VALOR NA PRODUÇÃO DE FILÉ DE TILÁPIA: MAPEAMENTO DA REDE DE RELACIONAMENTO NO OESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
Produção de pescado. Cadeia produtiva. Agroindústria. Indicação de procedência. Denominação de origem.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo mensurar a densidade de relacionamentos entre os atores da cadeia produtiva de filé de tilápia do oeste paranaense para identificar possíveis lideranças capazes de articular as relações, visando à melhoria da competitividade, mediante a implementação de uma possível estratégia de indicação geográfica. Os critérios adotados para a mensuração abrangeram a existência de troca de informações, compras conjuntas de matéria-prima e insumos, treinamento de mão de obra e outras relações entre os atores. A metodologia utilizada para mensurar as variáveis de relacionamento foi realizada via aplicação de software Ucinet, o qual permite avaliar as relações em rede e identificar a intensidade dos relacionamentos. O período de estudo foi compreendido entre janeiro a dezembro de 2016. Os resultados sugerem que há forte densidade de relacionamento, presença de lideranças e potencialidade para a coordenação de ações coletivas, ou seja, a região estudada reúne as condições necessárias para requerer a estratégia de IG, podendo com isso obter melhores ganhos econômicos e vantagens competitivas para o desenvolvimento da região.Downloads
Publicado
18.10.2018
Como Citar
Chidichima, A. C., Ramos, M. J., Fiorese, M. L., Faiden, A., & Fragoso, R. M. M. de S. (2018). INDICAÇÃO GEOGRÁFICA COMO ESTRATÉGIA DE AGREGAÇÃO DE VALOR NA PRODUÇÃO DE FILÉ DE TILÁPIA: MAPEAMENTO DA REDE DE RELACIONAMENTO NO OESTE DO PARANÁ. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 14(5). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/4096
Edição
Seção
Artigos
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