ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS E USO DE GEOMARKETING
Palavras-chave:
Análise de Localização, Geomarketing, Transporte PúblicoResumo
O presente artigo, desenvolvido a partir da avaliação teórica de
Analytic Hierarchy Process e Geomarketing, teve como objetivo
avaliar como o emprego da primeira técnica pode agir de forma
sinérgica com a segunda na determinação da localização de novas
estações ferroviárias no serviço de transporte urbano na região
metropolitana de São Paulo e elencar os possíveis empreendimentos
associados. O método de pesquisa foi o Estudo de Caso tendo por objeto
de estudo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Os dados
foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental e
questionário com servidores do setor de planejamento da empresa. Os
resultados permitiram inferir a melhor localização para uma nova
estação bem como os melhores empreendimentos associados levando
em consideração aspectos de geomarketing. É possível concluir que as
técnicas empregadas reduzem a subjetividade na tomada de decisão,
evitam vieses políticos e melhoram a acessibilidade à população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.