O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
Gestão. Desenvolvimento. Inovação. Pequena Empresa. Média Empresa. Empresa de Base Tecnológica.Resumo
O valor das pequenas e médias empresas de base tecnológica para a
economia local brasileira é amplamente reconhecido como essencial para a
atividade empresarial, a criação de postos de trabalho qualificados, e inovação
com grande potencial no mercado, contribuindo para a dinâmica da economia.
Além disso, essas empresas fomentam o processo de desenvolvimento
científico e tecnológico em uma sociedade, além de estreitar as relações entre
os diversos setores da economia. Desse modo, o presente trabalho tem como
objetivo estudar a forma como o processo de inovação tecnológica ocorre em
pequenas e médias empresas de base tecnológica localizadas na Região
Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O referencial teórico utilizado
é composto por cinco modelos de inovação: modelo linear de inovação (Scienc
push), modelo linear reverso de inovação (demand pull),the coupling model,
modelo de interações em cadeia, e modelo sistêmico. A abordagem
metodológica utilizada foi o estudo de caso múltiplo qualitativo. Os dados foram
coletados com de entrevistas semiestruturadas e a análise ocorreu para cada
caso, e fazendo uma comparação em busca de semelhanças e diferenças,
levando à formação de resultados válidos. A amostra foi composta por quatro
pequenas e médias empresas das cidades da Região Metropolitana do Vale do
Paraíba e Litoral Norte. Como resultado da observação de modelos de
desenvolvimento de inovação adotados pelas empresas, verifica-se que oÂ
modelo se aproximava do que foi proposto no modelo de interações em cadeia.
O desenvolvimento da inovação depende do segmento em que a empresa
opera e das interações que possui com ambiente interno e externo. Foi
possível concluir que a PMEBT não inova de maneira sistemática, mas de
modo intuitivo e muito centrado nas ideias de seus fundadores. Inova focando
tanto no atendimento aos requisitos dos clientes quanto nas necessidades
observadas no mercado. A formação de parcerias ainda é vista com receio
pelos dirigentes e proprietários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.