ARTESANATO, APRENDIZAGEM SOCIAL E COMUNIDADE DE PRÁTICA: UM ESTUDO COM RENDEIRAS EM ALCAÇUZ (RN)
Palavras-chave:
Artesanato, Aprendizagem social, Comunidade de práticaResumo
O objetivo do estudo foi analisar como ocorrem os processos de aprendizagem existentes em comunidades de prática formadas por artesãos, tendo sido abordado o artesanato da renda de bilro no povoado de Alcaçuz (RN). A pesquisa de cunho qualitativo contou com sete entrevistadas da mesma família e seus dados foram submetidos à análise de conteúdo. Constatou-se que as rendeiras compartilham significados sociais e não apenas empregam uma técnica artesanal, apreendida desde a infância como meio de inserção e reconhecimento social, principalmente por meio de recursos tácitos, tendo em vista as peculiaridades da transmissão/apreensão do conhecimento que sustenta o artesanato.Downloads
Publicado
27.02.2016
Como Citar
Ferreira, T. B., Helal, D. H., & Paiva, K. C. M. de. (2016). ARTESANATO, APRENDIZAGEM SOCIAL E COMUNIDADE DE PRÁTICA: UM ESTUDO COM RENDEIRAS EM ALCAÇUZ (RN). Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 12(1). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/2120
Edição
Seção
Artigos
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