Apontamentos sobre polí­ticas públicas de educação e dinâmica cultural

Autores

  • Cecí­lia Pescatore Alves
  • Régis de Toledo Souza
  • André Luiz da Silva
  • William Joseph de Oliveira

Palavras-chave:

Polí­ticas Públicas, Educação, Cultura, Violência, Humanismo

Resumo

No presente texto, discutem-se políticas públicas de educação, incorporando o debate sobre a concepção hegemônica de cultura que permeia as relações vividas cotidianamente nas instituições escolares. Essa reflexão parte da função da escola enquanto instituição educativa, do desaparecimento da dimensão humanística na formação escolar atual e da ausência da relação entre educação e cultura, que deveria estar presente na centralidade das formulações das políticas educacionais, para dar conta da dimensão cidadã no processo de educação. Nesse contexto, e sustentados por dados de pesquisas empíricas realizadas pelos autores, buscaram-se alternativas que possibilitem a superação dessa tensão que se revela como um dos principais dilemas da escola contemporânea.

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Como Citar

Alves, C. P., Souza, R. de T., Silva, A. L. da, & Oliveira, W. J. de. (2014). Apontamentos sobre polí­ticas públicas de educação e dinâmica cultural. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 10(3). Recuperado de https://www.rbgdr.com.br/revista/index.php/rbgdr/article/view/1477

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